Parceria Sesc e Manoel Viana traz agenda repleta de atrações culturais

Cultura, Lazer e Turismo Notícias

Estimulando a cultura, o lazer e a educação, o Executivo Municipal continua com a sua parceria com o Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul – Sesc-RS. E o próximo bimestre já se anuncia repleto de tração, sejam apresentações de teatro, mostras fotográficas e literárias, além de oficinas.

Maio

A agenda de eventos tem início pela mostra fotográfica “Qeqeeucoso? – Aura de Benzedeira”, que acontece entre os dias 07 e 20 de maio. A exposição fica aberta para visitação gratuita, de segunda a sexta-feira, nas escolas municipais. O trabalho é de autoria do artista alegretense Pedro do Amaral, Mestre em Línguas e analista de discurso. Nas fotos que mostram o dia a dia do trabalho de uma benzedeira, Amaral buscou retratar não apenas a profissão, mas as relações humanas, um humano que cuida do outro.

Já no dia 24 de maio, o Sesc e a prefeitura estarão trazendo a cidade uma oficina audiovisual para crianças. A oficina acontece durante todo os dia, das 9h às 12h, e das 13h30min às 17h30min, na Escola Municipal Alberto Pasqualini. O curso será orientado por Alisson Machado, que atua como vídeomaker, editor e diretor, e terá como público alvo os alunos da Escola Alberto Pasqualini.

Ainda no mês de maio, no dia 27, o ginásio Tarcísio Colpo será palco do espetáculo circense Kayka, da Cia Circense Burzum. A atração apresenta o mundo existente dentro de um vulcão, localizado no meio de uma floresta, habitado por seres encantados. No decorrer da apresentação os seres existentes dentro do vulcão encenam, através das técnicas circenses, todas as aventuras de seu mundo fantástico e, ao final, retornam da realidade para a fantasia do interior do vulcão, deixando ao público o sonho e a magia das acrobacias circenses. Início está previsto para as 16h, sendo que o ingresso será 1 kg de alimento não perecível.

Junho

Já no mês de junho, a agenda começa com a Mostra Literária do jornalista, escritor, poeta, desenhista, dramaturgo e tradutor brasileiro Millôr Fernandes. A exposição pode ser vista dos dias 05 a 30 de junho, sendo que a mesma deve permanecer circulando pelas escolas do município,  com cronograma de datas e escolas que deverá ser divulgado pela Secretaria de Educação, até o fim do próximo mês.

Millôr Fernandes (1924-2012) produziu uma vasta obra, acessível e dotada de uma grande lucidez crítica. Utilizando quase sempre os recursos do humor, tornou-se um dos mais relevantes intelectuais da cultura brasileira. Esta mostra com seus hai-kais e desenhos é um aperitivo do trabalho que esse artista genial nos deixou.

E concluindo a agenda para o mês de junho, tem mais um espetáculo chegando a cidade. Desta vez com a Cia Megamini, que apresenta o espetáculo “Tem gato na tuba”.  A música Tem Gato na Tuba faz as personagens lembrarem as canções e histórias do compositor João de Barro, o Braguinha.

Eles resolvem, então, contar as histórias que antigamente fizeram sucesso na colorida coleção Disquinho. Interpretam, cantam e narram três histórias muito divertidas: História da Baratinha, A Festa no Céu e Chapeuzinho Vermelho.

Cada história acentua uma linguagem para ganhar vida no palco, passando por teatro de máscaras, mímica, teatro de animação e manipulação de objetos. Tudo entrecortado por marchinhas carnavalescas e famosas canções de Braguinha.

A peça será no dia 05 de junho, no ginásio Tarcísio Colpo, a partir das 15h.