A Secretaria de Saúde do município informa que o período de realização da Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza está aberto. De acordo com a programação, a agenda de vacinas que teve início na segunda-feira (23) se estende até o dia 1º de junho, sendo o dia 12 de maio (Dia D) a data da mobilização nacional.
Conforme já havia sido anunciado, essa mudança se deu em virtude do atraso da entrega do imunobiológico pelo Instituto Butantan. Diante dessa mudança, não será possível fazer a antecipação das entregas para nenhuma região do país, uma vez que a primeira remessa somente ocorrerá nesta primeira semana de abril.
Conforme a Coordenadora de Enfermagem do município, Caroline A. Sudati a meta estabelecida pelo Governo Federal é de vacinar 90% com homogeneidade nos grupos prioritários para vacinação.
As pessoas que compõe os grupos prioritários devem se dirigir até os ESFs do município mais próximos de sua residência. A coordenadora dá ênfase para que o público não procure apenas um dos postos, pois as vacinas foram divididas de forma igualitária, e apesar de limitadas as doses, Caroline revela que a vacinação ocorrerá em etapas.
Para os residentes das comunidades do interior ela revela que estará sendo disponibilizada a vacina no dia 25 – para a comunidade do Lajeado, no dia 04 de maio – para a Barragem do Itú, e a partir do dia 26, e durante todas as quintas-feiras para a comunidade do Assentamento Santa Maria do Ibicuí.
Confira os grupos prioritários:
Doentes Crônicos – Grupo é formado por pessoas que tenham HIV/Aids; transplantados de órgãos sólidos e medula óssea; doadores de órgãos sólidos e medula óssea devidamente cadastrados nos programas de doação; imunodeficiências congênitas; imunodepressão devido a câncer ou imunossupressão terapêutica; comunicantes domiciliares de imunodeprimidos; cardiopatias; pneumopatias; asplenia anatômica ou funcional e doenças relacionadas; diabetes mellitus; fibrose cística; trissomias; implante de cóclea; doenças neurológicas crônicas incapacitantes; usuários crônicos de ácido acetilsalicílico; nefropatia crônica/síndrome nefrótica; asma e hepatopatias crônicas, e obesos.
Crianças de seis meses a menores de cinco anos – As crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade que serão vacinadas pela primeira vez receberão duas doses duas doses, devendo agendar a segunda dose para 30 dias após a 1ª dose.
Gestantes – Todas as gestantes em qualquer idade gestacional.
Puérperas – Todas as mulheres no período até 45 dias após o parto estão incluídas no grupo alvo de vacinação.
Trabalhador de Saúde – Todos os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade.
Povos indígenas – Toda população indígena, a partir dos seis meses de idade.
Idosos – Indivíduos com 60 anos ou mais de idade
População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
Professores – Novidade deste ano se trata da inclusão da classe no grupo, abrangendo aos educadores do Ensino Básico e Superior.
Notícias Relacionadas:
- Secretaria de Saúde anuncia início da Vacinação contra Influenza
- Dia D de Vacinação contra a Gripe acontece no próximo sábado
- Vacinação contra Gripe inicia dia 25 de março
- Saúde divulga calendário de vacina contra a gripe
- Campanha de Vacinação contra Influenza está aberta a todos os grupos prioritários